IPVA Atrasado pode causar Apreensão do Veículo: Entenda

Você sabia que IPVA atrasado pode causar apreensão do veículo? Muita gente ainda tem dúvidas sobre a obrigatoriedade do imposto, mas nós vamos esclarecer todas elas neste artigo. Confira!

Mulher dentro de um carro com as mãos na testa demonstrando preocupação
Imagem de Senivpetro no Freepik

IPVA atrasado pode causar apreensão do veículo?

Se você é um proprietário de automóvel registrado no Brasil, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma das suas obrigações.

Seja um carro, motocicleta, caminhão ou outro tipo de veículo automotor que exigia emplacamento, todos os anos você deve quitar a taxa que incide sobre ele.

Entretanto, é bom notar que a arrecadação é destinada aos cofres dos estados e do Distrito Federal, com um repasse de 50% — na maioria dos casos — para os cofres do município onde o veículo está registrado.

A arrecadação é uma das mais importantes fontes de receita para custear serviços públicos, como educação, saúde, segurança e infraestrutura. E por esse motivo, o governo leva a sério quando alguém não quita a dívida.

Mas o que será que acontece quando você esquece de pagar o imposto? Será que IPVA atrasado pode causar apreensão do veículo?


Quando devo pagar o IPVA do meu carro?

Primeiramente, devemos deixar claro que a responsabilidade sobre a cobrança do imposto é completamente dos estados.

Isso significa que, além de cobrar a taxa aos contribuintes, cada estado tem a autonomia de definir as regras a serem seguidas, incluindo o valor e o cronograma do IPVA.

Mulher pagando conta com cartão de crédito pelo celular
Imagem de Drazen Zigic no Freepik

Mesmo assim, geralmente os contribuintes começam a pagar a taxa em janeiro, podendo ir até dezembro, dependendo das opções de parcelamento disponíveis onde eles moram.

Para conferir as datas corretas, é necessário acessar o portal oficial do seu estado — Detran, Secretaria da Fazenda (Sefaz) ou site do governo estadual.

O que acontece se eu deixar o IPVA do veículo atrasado?

Por mais que existam formas variadas de pagamento do IPVA, nem sempre o contribuinte tem facilidade em quitar a dívida.

Afinal, as primeiras parcelas, ou parcela única, são cobradas no início do ano, junto com diversos outros impostos com os quais os contribuintes devem arcar. Por esse motivo, muita gente acaba com o IPVA atrasado e medo disso causar a apreensão do veículo.

Mas é preciso ir por partes, uma vez que existe uma ordem cronológica por trás das punições de quem passa da data de pagar.

A princípio, uma vez que passou da validade, a dívida começa a render multas e juros, inclusive impedindo que o proprietário faça o licenciamento do veículo, outro problema grave.

Mas afinal, IPVA atrasado pode ou não causar a apreensão do veículo?

Enquanto só o fato de estar com IPVA atrasado não é o suficiente para que as autoridades façam a apreensão do seu veículo, o fato do licenciamento estar atrasado é.

Além disso, automóvel transitando sem o licenciamento também gera uma multa de R$293,47 e 7 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Autoridades fazendo apreensão do veículo por IPVA atrasado
Foto de Matt C na Unsplash

Mas uma coisa que devemos lembrar é que, quando a dívida do IPVA ficar antiga (90 dias ou mais), o CPF/CNPJ do proprietário pode acabar inscrito na dívida ativa do estado.

Neste momento, o seu nome fica sujo e consequentemente pode acabar tendo seus bens penhorados como forma de quitação da dívida.

Entretanto, é bom notar que aqui também os estados possuem regras próprias em certos aspectos. O que significa que, onde você mora, poderá se deparar com uma situação um pouco diferente!


Como regularizar o IPVA?

A única maneira de regularizar sua situação é quitando todas as dívidas pendentes de IPVA em seu nome.

Felizmente, você pode conferir essas dívidas no site do Detran do seu estado, seguindo os mesmo passos para fazer a consulta do IPVA. Confira abaixo como:

  1. Acesse o site do Detran;
Portal do Detran - SP para consultar IPVA atrasado e evitar a apreensão do veículo
Imagem: reprodução / Detran – SP
  • Na aba “Veículos”, clique em “Pesquisa de débitos e restrições”;
  • Clique em “Seu veículo”;
  • Faça login com seu CPF/CNPJ e senha ou se cadastre.

No exemplo acima usamos o site do Detran – SP como exemplo e os passos vão variar conforme o portal de cada estado.

Uma vez terminada a consulta, no próprio portal você deverá encontrar opções para quitar suas dívidas e suas várias formas de pagamento.

Caso você não fique satisfeito com elas, ainda é possível utilizar serviços de terceiros, como a Zignet, que permite parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Jaizon Carlos
Formado em Letras, apaixonado por tecnologia e comunicação. Há mais de 3 anos atuando na criação de conteúdo relacionados ao seu dinheiro.