Com as datas para pagamento do IPVA chegando, muitos proprietários brasileiros procuram a melhor forma de acessar a tabela do IPVA 2024 PR. Consulte abaixo os valores, tabelas, formas de pagamento e tudo o que você precisa saber sobre o IPVA 2024 PR.

Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Quem paga o IPVA?
Todo brasileiro que possui um veículo em seu nome e propriedade, seja ele moto, carro ou até mesmo um caminhão, sabe da obrigação de pagar o IPVA este ano, que significa Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.
O dinheiro arrecadado, que é recolhido todos os anos em todos os estados brasileiros, é destinado a fundos de municípios e governos estaduais. E com a chegada de 2024, novas dúvidas podem surgir.

Pensando nisso, o IPVA de 2024 reuniu as perguntas mais importantes que você pode fazer sobre o IPVA. Assim, confira abaixo como funciona a tabela de pagamento do IPVA 2024 no estado do Paraná e outras obrigações.
No entanto, o principal já deve ser de conhecimento do proprietário: quem possui, paga impostos. Independente da natureza do bem que você possui, o estado certamente terá uma tributação sobre ele.
Qual o valor do IPVA no Paraná 2024?
Cada país possui uma legislação. A lei do país recebe determinada nomenclatura de acordo com sua origem, natureza e local de aplicação. No Brasil, por exemplo, temos legislações federais, estaduais e municipais.
As leis federais tem aplicação todo o território brasileiro, independente do estado, sem exceção. As estaduais, por sua vez, estão limitadas ao território em que foram publicadas e, as municipais, da mesma forma, com limite menor.
Com base nisso, cumpre compreender que o IPVA é um imposto estadual. Ou seja, muito provavelmente, as normas para pagamento do imposto podem apresentar variações de acordo com a localidade.

No entanto, o cálculo mais comum por região segue a consideração de dois fatores, mencionados a seguir:
- Características especiais do veículo; e
- Alíquota nacional, percentual utilizado para calcular o valor final do imposto.
Ou seja, você já sabe que o imposto pago no IPVA 2024 no Paraná não será o mesmo pago em São Paulo. Além disso, o valor também leva em consideração o tipo de veículo (moto, carro, Vans escolares, caminhões e etc).
Se você não tem ideia do preço do seu veículo, uma alternativa é consultar a ferramenta Tabela Fipe, que mostra os preços médios dos veículos no mercado nacional (acesse o link).
Como pagar IPVA PR com desconto?
Os descontos decorrentes do IPVA são definidos de acordo com o estado em que o imposto é cobrado, e local de registro do veículo (independente de sua natureza).
Com pagamentos iniciados em 19 de Janeiro de 2024, os descontos são relacionados à alguns fatores específicos, como:
- Desconto de 3% do valor completo quando o proprietário decide realizar o pagamento de forma integral;
- Isenção nas hipóteses previstas em lei, como PDC, veículos usados com a finalidade de transportar passageiros, carros com idade maior que 10 anos.
Por se tratar de um imposto de origem Estadual, cada estado pode implementar a modalidade de desconto que permitir. Assim, caso você possua imóveis em sua propriedade no Estado do Paraná, é admitido o desconto nos casos acima.
Quem é isento do IPVA no Paraná?
Para quem é proprietário de veículos no Paraná, independente do município, o Governo do Estado definiu (através de lei), os casos específicos valem no território paranaense e, os proprietários devem estar atentos.
Dessa forma, os casos previstos em lei são:
- Pessoa com deficiência: física, visual, mental severa ou profunda;
- Síndrome de Down;
- Autistas;
Além disso, de acordo com a legislação, o proprietário deve adquirir um veículo cuja potência do motor não ultrapasse 155 CV. Assim, a legislação estadual e federal garantem acesso à isenção, também previsto pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência.
Pagamentos e cálculos
É aconselhável acompanhar as atualizações da Prefeitura através das informações fornecidas pelo Ministério da Fazenda. O valor do IPVA PR varia de acordo com o preço médio do veículo.
Atualmente, a taxa de juros é de 3,5%. Assim, a porcentagem de pagamento de IPVA a ser aplicada aos motoristas é sempre a mesma. Os juros são iguais. No entanto, será aplicada ao valor médio do veículo, e é aí que há mudanças.

A diferença do imposto é apenas do preço base dado pela tabela FIPE, conforme mencionamos acima. Para tal, você pode consultar a tabela e aplicar a tarifa de juros e calcular o valor a ser pago.
Essa é uma maneira de garantir que os pagamentos sejam compatíveis com a propriedade do motorista. O valor de IPVA PR também pode sofrer alterações de acordo com as atualizações propostas pelo Ministério da Fazenda.
O site do Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN) tem um valor separado para cada imposto que o motorista pode consultar. Assim, além da tabela, o motorista possui mais de um local de consulta.
Assim, caso não seja possível calcular o imposto manualmente, pode contar com uma atualização anual das dívidas no perfil da viatura na plataforma, que pode ser acessado pelo link.