Se você é proprietário de um veículo registrado no estado de São Paulo, a Nota Fiscal Paulista é a sua melhor chance de receber descontos ao pagar seu IPVA. Mas é preciso ficar de olho nas regras do programa para aproveitar o benefício ao máximo!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Nota Fiscal Paulista
Assim como em todos os outros estados brasileiros, o cidadão paulista deve arcar com os impostos e taxas anuais dos seus veículos.
Mas entre eles, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é provavelmente um dos mais conhecidos, incidindo sobre todo tipo de veículo registrado no estado.
Além disso, o imposto leva em consideração o valor de mercado do automóvel, o que significa que em alguns casos pode ser uma taxa bem salgada.
Entretanto, você pode reduzir o quanto vai pagar aproveitando os descontos que o próprio governo disponibiliza sob certas circunstâncias.
No estado de São Paulo, um dos principais descontos que você pode usar para reduzir o seu IPVA é a Nota Fiscal Paulista. Confira aqui como ela funciona!
O que é a Nota Fiscal Paulista?
Para incentivar a adimplência dos contribuintes paulistas, o governo do estado lançou o programa como parte do estímulo à cidadania fiscal.
Com ele, as pessoas que solicitarem o comprovante fiscal de suas compras e serviços em seu nome podem receber uma porcentagem do dinheiro de volta em forma de créditos.
Uma das maneiras de usar os pontos acumulados é abater no total do IPVA, podendo reduzir consideravelmente o total do imposto.
Segundo o governo, a Nota Fiscal Paulista também reduz a sonegação fiscal e, ao mesmo tempo, estimula a contribuição como estado.
Mas outro detalhe importante sobre o programa é que ele também garante bilhetes para sorteios especiais em dinheiro, chegando a prêmios de R$500 mil.
Como se cadastrar?
Para se cadastrar no programa, o cidadão deve, antes de mais nada, entrar no site do governo do estado e procurar pelo sistema da Nota Fiscal Paulista. Confira abaixo como:
- Acesse o site do governo do estado;
- Clique em “Nota Fiscal Paulista”, na aba “Cidadão”;
- Agora clique em “Acesso ao Sistema”;
- Depois escolha a opção de cadastro na seção “Novos Cadastros”;
- Por último, você deve informar seus dados pessoais e avançar seguindo as instruções.
Como o cadastro é feito exclusivamente pela internet, você não precisa apresentar os documentos. Entretanto, ainda deve informar corretamente dados como CPF, data de nascimento, nome, endereço, e credenciais de acesso.
Mas também é bom ter em mente que as informações devem ser exatamente iguais às encontradas na Receita Federal do Brasil.
Como participar da Nota Fiscal Paulista
Uma vez devidamente inscrito, o cidadão precisa apenas solicitar as notas fiscais com seu CPF ao fazer compras e usar serviços.
Daí então ele deve esperar que o vendedor/ prestador envie os documentos à Secretaria da Fazenda e Planejamento para que essa calcule os créditos mensais que vão ser liberados em sua conta.
Os valores podem ser resgatados no site da Nota Fiscal Paulista e o contribuinte ainda pode concorrer a prêmios em dinheiro, desde que optem por participar.
A cada R$100,00 em nota ou cupom registrado, a pessoa ganha um bilhete eletrônico, limitado a 10. Você pode conferir mais informações sobre a modalidade aqui!
Usando os créditos para ter desconto no IPVA
Embora os prêmios sejam tentadores, grande parte das pessoas que entram na Nota Fiscal Paulista fazem isso para poder usar os créditos para ter desconto no IPVA.
Em São Paulo, os contribuintes têm até o último dia de outubro para fazer isso, acessando o site da Nota Fiscal Paulista, escolhendo “Conta corrente” e depois ”Utilizar Créditos”.
Por último, é só escolher a opção “Quitação ou abatimento no valor do IPVA” e dizer quanto do seu saldo vai abater do imposto. Mas o veículo deve estar no nome da pessoa cadastrada no programa e a operação é irreversível.